«A pintura mais célebre de Munch é O Grito (1893): a Natureza, o céu, o rio... oscilam em curvas e transforma o próprio ritmo, tal como a personagem do primeiro plano. Esta expressa a angústia absoluta, a solidão do homem entre a vida e a morte. A estada de Munch na Alemanha, desde 1892 até 1908, ajuda a explicar a influência que Munch viria a exercer na arte alemã no período posterior.»
Expressionismo:
Denominam-se genericamente expressionistas os vários movimentos do fim do século XIX e início do século XX os expressionistas estavam mais interessados na interiorização da criação artística do que na exteriorização, projectando-se na obra de arte uma reflexão individual e subjectiva.
Cada um ao olhar para uma obra expressionista pode interpretar algo diferente.
Mais amplamente, a palavra expressionismo refere-se a qualquer manifestação subjectiva da criação humana.
O Expressionismo surge de um desdobramento do pós-impressionismo, recebendo influências de uma série de artistas, como o holandês Van Gogh e o norueguês Edvard Munch.
Considerando o desdobramento do Impressionismo, os principais precursores deste movimento foram Vincent Van Gogh e Edvard Munch.. Ambas as obras propõem uma ruptura formal e ideológica com a Academia e com o Impressionismo. O Simbolismo como um todo também influenciou os movimentos expressionistas, em uma outra esfera, devido à importância dada à mensagem oculta na obra.
A obra exposta na figura representa uma figura andrógina num momento de profunda angústia e desespero existencial.
O pano de fundo é a doca de Oslofjord (em Oslo) ao pôr-do-sol. O Grito é considerado como uma das obras mais importantes do movimento expressionista
A musica
A música expressionista caracteriza-se pela intensa emotividade, dissonâncias extremas, melodias ásperas e angulosas, Assim como nas outras manifestações artísticas expressionistas, o compositor deposita em sua música seus sentimentos mais profundos, extremos e desesperados, dando à obra um carácter exagerado e soturno
Sem comentários:
Enviar um comentário